A crescente onda de fraudes nos pagamentos ameaça os consumidores, os retalhistas, e o sector dos pagamentos com a chegada da Black Friday

SIGNICAT, 23 de novembro de 2023 - Com os consumidores a prepararem-se para ofertas imbatíveis e os retalhistas e fintechs a prepararem-se para vendas recorde, o tema da fraude nos pagamentos é mais importante do que nunca. Os dados de hoje revelam um aumento preocupante em várias formas de fraude nos pagamentos, apresentando um desafio significativo para a segurança das transações financeiras durante a temporada de compras de fim de ano, que começa com a conhecida Black Friday.

Numa altura em que os pagamentos digitais e as compras online se tornaram parte integrante do comportamento dos consumidores, os cibercriminosos estão a explorar as vulnerabilidades dos sistemas de pagamento. O crescimento do cenário de ameaças, à medida que nos aproximamos do dia de compras mais movimentado do ano, sublinha a necessidade de uma compreensão diferenciada da fraude nos pagamentos. A Signicat, líder pan-europeu em soluções de identidade digital, analisa as principais informações, oferecendo uma visão abrangente do estado atual das fraudes nos pagamentos e destacando os avanços tecnológicos destinados a frustrar os esforços dos burlões. Com a Black Friday no horizonte, o apelo a uma supervisão mais apertada e a medidas proactivas para garantir transacções seguras torna-se mais importante do que nunca.

Perdas crescentes devido à fraude nos pagamentos online

A fraude nos pagamentos tem um impacto profundo e duplo nos clientes finais e nas empresas, criando uma complexa rede de consequências no ecossistema financeiro. Para os clientes finais, o facto de se tornarem vítimas de fraude nos pagamentos não só põe em risco o seu bem-estar financeiro, como também mina a confiança nos sistemas de pagamento digital. O roubo dos dados do cartão de crédito ou as transacções não autorizadas podem levar a perdas financeiras, roubo de identidade e a um sentimento generalizado de vulnerabilidade. Além disso, o tempo e o esforço necessários para retificar actividades fraudulentas resultam frequentemente num inconveniente significativo para os consumidores.

De acordo com dados publicados pela Juniper Research em 2020, estimava-se que as perdas incorridas pelo setor do retalho devido a transações fraudulentas ultrapassariam os 188 mil milhões de euros (206 mil milhões de dólares) entre 2021 e 2025, sendo as compras online a principal causa de fraude. Um novo relatório publicado pela mesma empresa indica que as perdas estimadas associadas à fraude entre 2023 e 2028 ascendem a 330 mil milhões de euros (362 mil milhões de dólares), com mais de 34 mil milhões de euros em 2023 e 83 mil milhões de euros em 2028.

"Com o aumento dos casos de fraude, garantir a segurança e a conformidade em todas as fases do processo é um grande desafio que as empresas enfrentam. Isto aplica-se, por exemplo, a transacções como os pagamentos em muitas áreas de negócio, incluindo o sector financeiro, as fintech, os mercados digitais e os retalhistas. Durante as épocas de pico das compras, como a Black Friday ou as férias de Natal, o número de transacções aumenta significativamente, pelo que a gravidade de quaisquer ataques a consumidores ou empresas também aumentará neste período", afirma Asger Hattel, CEO da Signicat, um fornecedor líder de soluções de identidade digital. "Vemos que os nossos clientes, especialmente os BNPL ou as empresas de pagamentos, já não se concentram apenas na conformidade, mas procuram constantemente aumentar o nível de segurança das transacções e criar confiança junto do utilizador final", acrescenta.

Educação e Tecnologia: Parceiros Fundamentais

Por outro lado, as empresas enfrentam desafios multifacetados quando a fraude se infiltra nos seus sistemas de pagamento. Para além das perdas financeiras directas decorrentes do reembolso dos clientes afectados e da investigação de incidentes fraudulentos, as empresas têm de lidar com os danos à sua reputação. Um incidente de fraude de grande visibilidade pode minar a confiança dos clientes, podendo causar danos a longo prazo à marca de uma empresa e à fidelidade dos clientes. Além disso, as empresas têm de investir recursos substanciais na implementação e atualização contínua das medidas de segurança, desviando fundos que poderiam ser alocados a iniciativas de inovação e crescimento. A relação simbiótica entre os clientes finais e as empresas sublinha a necessidade urgente de medidas robustas e adaptáveis para combater a fraude nos pagamentos, promovendo um ambiente em que ambas as partes possam participar em transacções financeiras seguras e de confiança.

Não é de surpreender que as empresas de consultoria em todo o mundo recomendem a adoção de tecnologias como as plataformas de prevenção da fraude baseadas na aprendizagem automática ou na inteligência artificial, uma vez que podem combater eficazmente o phishing, detectando padrões fraudulentos e sendo impossíveis de manipular.

A Signicat sublinha a importância de modernizar e proteger certos processos com os últimos avanços tecnológicos, sobre os quais os autores de fraudes não têm qualquer controlo, como a autenticação de dois fatores através da biometria facial. "Muitas empresas do sector financeiro confiam nos seus sistemas ou em medidas de autenticação de dois factores baseadas em palavras-passe para proteger os seus clientes. Na Signicat, acreditamos que o futuro será provavelmente mais livre de palavras-passe e que a autenticação por biometria facial ou identificação eletrónica, que são muito mais difíceis de corromper pelos burlões, será cada vez mais adoptada", acrescenta Hattel. Do mesmo modo, a Signicat salienta a importância de educar e informar os consumidores finais sobre os ataques de que podem ser vítimas e como os detetar.

O futuro passa pela Carteira Digital

"Para a iniciativa "Carteira Europeia de Identidade Digital" da UE, na qual decorrem quatro projectos-piloto em grande escala para aferir as oportunidades existentes, o pagamento é um dos casos de uso mais importantes. A carteira digital da UE, quando implementada, será, sem dúvida, fundamental para combater a fraude a nível europeu. A prova de identidade em que as carteiras digitais se basearão proporciona uma segurança sem paralelo, tanto aos utilizadores finais, como às empresas que dependem da utilização destas carteiras", afirma Jon Ølnes, Tribe Lead e Thought Leader da Signicat.

A verificação de identidade durante uma transação online assume várias formas. Esta verificação pode ter um nível elevado de garantia, oferecido por vários sistemas de identificação governamentais, ou uma verificação imediata, utilizando redes de identificação e serviços baseados na orquestração de dados. Os sistemas do tipo Carteira Digital também podem fornecer registos verificados que podem ser utilizados para identificar definitivamente um utilizador, conclui a Juniper Research no seu relatório "Combatting Online Payment Fraud".

As soluções de identidade digital são, sem dúvida, a chave para acabar com a fraude. Um estudo recente encomendado à Forrester Consulting sobre o Total Economic Impact™ (TEI) da Signicat demonstrou que as soluções de identidade digital da Signicat permitem obter uma redução de 75% do custo com fraudes decorrente de uma redução da taxa de fraude. Este facto é certamente encorajador para o mercado e realça a importância de confiar em soluções tecnológicas que cumpram os requisitos regulamentares locais e globais.

Sobre a Signicat

A Signicat é uma empresa pan-europeia pioneira em identidade digital com um histórico inigualável nos mercados digitais mais avançados do mundo. Fundada em 2006, a missão da Signicat é desenvolver tecnologia para que as pessoas possam confiar-se mutuamente no mundo digital. A sua Plataforma de Identidade Digital integra o conjunto de soluções de verificação de identidade e autenticação mais abrangente do mundo, acessiveis a partir de um único sítio. A plataforma suporta e orquestra, de forma consistente, todo o processo de identidade, desde a identificação à aquisição, do login ao consentimento, até à composição de acordos vinculativos intemporais. Em 2019, a Signicat foi adquirida pelo principal investidor de capital privado da Europa, a Nordic Capital. Atualmente, conta com mais de 450 profissionais dedicados em 17 escritórios europeus.

Para mais informações sobre a Signicat, va a www.signicat.com