Release -

Brasil: menos matérias e mais críticas na imprensa internacional

O noticiário sobre o Brasil sofreu uma redução de quase 15% em volume nos primeiros nove meses de 2013 em relação ao mesmo período de 2012. Ao todo, foram publicadas 3.337 notícias sobre o país de janeiro a setembro de 2013 contra 3.914 no ano anterior.

Os números são da última edição do Boletim Brasil, pesquisa  elaborada pela agência de comunicação Imagem Corporativa a partir da leitura diária de 15 publicações internacionais das Américas, Europa e Ásia.

O levantamento aponta, por outro lado, que as notícias com tom negativo tiveram uma alta de 22% no mesmo período, estabelecendo um novo patamar de média histórica e uma virada na imagem do país lá fora.

Os principais pontos abordados pela imprensa internacional em relação ao Brasil em 2013 foram a visita do Papa ao país, os protestos de rua, a espionagem dos Estados Unidos a presidente Dilma Rousseff e, como não podia deixar de ser: a Copa do Mundo que se aproxima.

Sede de empresas com significativa atuação no Brasil, como a LAN e a rede Falabella, o Chile é o país que mais acompanha de perto os acontecimentos brasileiros. Pelo nono trimestre consecutivo, o El Mercurio, do Chile, foi o jornal que mais mencionou o Brasil na imprensa internacional, com 236 reportagens e matérias no período.

45% das crises corporativas são financeiras ou operacionais

Empresas brasileiras sofreram 780 crises no primeiro semestre de 2013, entre as quais 23%de natureza financeira ou contábil. Também mais frequentes, as crises operacionais representam 22% desse volume. É o que mostra o IC Crisis Index, tradicional levantamento realizado pela agência Imagem Corporativa a partir do noticiário de 14 das principais publicações brasileiras (jornais diários e revistas).